30 de setembro de 2010

Rabanadas com sabor a donut

Este é um dos maravilhosos petiscos da Nigella, quando o vi fiquei logo com fome. Cá em casa toda a gente gostou. Além de ser saboroso é óptimo para aproveitar o pão que ficou duro.



Rabanadas com sabor a donut /serve 1

fatias de pão (de preferência durinho)
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de chá de baunilha
1 ovo
1 colheres de sopa de manteiga sem sal
óleo q.b.
compota


Mexer o leite, a baunilha e ovo até ficar homogéneo, colocar o pão na mistura e deixar embeber dos dois lados.
Colocar a manteiga e um fio de óleo na frigideira e fritar cada lado do pão até ficar bronzeado.
Quando acabar pode passar o pão por açúcar, como na receita original, eu não o fiz e ficou óptimo na mesma. Por cima de cada fatia coloque um pouco de compota a seu gosto. Se não tiver compota pode, por exemplo, colo liquificadora car 150g de morangos, 3 colheres de sopa de açucar em pó e um pouco de sumo de limão na e já tem um doce maravilhoso para as suas rabanadas.
Agora é só comer!

27 de setembro de 2010

Sobre o chá

Todos nós gostamos de beber uma chávena de chá, quer seja quente no Inverno, ou fresco no verão, mas para fazermos um bom chá é preciso termos em atenção alguns cuidados.



Dicas:
  • Nunca lavar o bule com detergente. Passe o bule por água corrente quente e evite o mais possível utilizar detergentes.
  • Em geral, deve-se colocar uma colher de chá de folhas por cada chávena e uma para o bule. Para grandes quantidades coloque 4 colher de sopa de folhas secas, ou 8 de folhas frescas, por cada litro de água.
  • Não use utensílios de alumínio, como por exemplo chaleiras. Use sempre utensílios de vidro ou porcelana.
  • Para conservar o chá de folhas prefira recipientes próprios para alimentos, como latas ou frascos de metal ou porcelana com tampa hermética.
  • Não conserve diferentes folhas ou misturas no mesmo frasco (por exemplo as saquetas de chá compradas no supermercado), nem perto de produtos com odor forte (como café, especiarias, etc.).
  • Proteja sempre do calor, luz, humidade e odores. Evite guardar chá no frigorifico, excepto quando a preparação assim o exija.
  • Evite usar açúcar ou adoçante. Prefira chá "puro". Se necessário adiciona mel.
  • Não guarde chá de um dia para o outro, pois pode fermentar.
  • Evite tomar chá logo depois das refeições.
  • Procure aguardar uma hora antes de o tomar.



Chás para alívios:
CHÁ OOLONG – EMAGRECIMENTO
Coloque 4 colheres de chá de Chá Oolong Verde numa chaleira vazia, sobre as quais vai verter 3 copos (850 ml) de água fervida. Deixe repousar durante 2-3 minutos antes de vazar para uma chávena. Deixe arrefecer ligeiramente antes de beber. Este chá pode ser consumido até 3 vezes ao dia.


CHÁ DE BANANA – TENSÃO ALTA
Descasque uma banana e esmague 3 cm da mesma numa chávena de chá. Junte 1 ½ colher de chá de Chá Verde e verta 1 ½ copo (430 ml) de água fervida sobre o preparado. Deixe repousar durante 2-3 minutos e antes de saborear este delicioso chá deixe arrefecer ligeiramente.


CHÁ DE CRISÂNTEMO – ALIVIAR CALOR E/OU QUEIMADURAS SOLARES
Lave e seque muito bem cerca de 10-20 flores crisântemos amarelas, coloque-as na chaleira vazia e junte 1-3 colheres de chá de mel ou de açúcar em cubo. Adicione água a ferver e deixe repousar durante cerca de 5 minutos. Deixe o chá arrefecer ligeiramente antes de beber e verá que aliviará qualquer sensação de calor e/ou ardor, protegendo ainda contra queimaduras solares.


CHÁ DE AMENDOIM E GENGIBRE – RESTAURAR OS NÍVEIS DE SAÚDE E BEM-ESTAR
Corte 5 ou 6 fatias de gengibre, pique 20 amendoins (ainda com a pele) de forma grosseira e coloque numa chaleira vazia, juntamente com 2 colheres de chá de Chá Preto. Sobre este preparado, verta 3 copos (850 ml) de água fervida e deixe repousar durante 2-3 minutos. Este chá é um tónico rejuvenescedor para corpos cansados.


CHÁ VERDE DE ROSAS – COMBATER O STRESS
Numa chaleira vazia, junte 30 botões de rosa lavados e 2 colheres de chá de Chá Verde. Verta 3 copos (850 ml) de água fervida sobre este preparado e deixe repousar durante 2-3 minutos. Deixe este chá delicioso e aromático arrefecer ligeiramente antes de beber e recorra ao seu consumo para combater o stress e a ansiedade.


CHÁ DE LICHIA E AMEIXA – RESTAURAR OS NÍVEIS DE ENERGIA
Numa chávena de chá grande, junte 1 lichia fresca, 1 ameixa de conserva, 1 cubo de açúcar, 1 fatia de gengibre e 1 colher de chá de Chá Preto; no fim, adicione 1 ½ copo (430 ml) de água fervida sobre o preparado. Deixe o chá repousar durante 2-3 minutos antes de mexer bem. Este chá é especialmente indicado para restaurar os níveis de energia, no entanto, não deve ser ingerido mais de duas vezes por semana.


CHÁ DE CEBOLINHA E GENGIBRE – CONSTIPAÇÃO
Numa chaleira vazia, junte 5 fatias de gengibre, 2 rodelas de cebolinha, 1 pitada de sal e 2 colheres de chá de Chá Verde. Verta 3 copos (850 ml) de água fervida sobre o preparado e deixe repousar durante 3-4 minutos. Deixe arrefecer ligeiramente antes de beber – ao contrário do que possa pensar (devido à cebolinha!) este chá é extremamente saboroso e perfeito para aliviar as constipações.


CHÁ LEI CHA – GRIPE
Corte e lave 3 fatias de gengibre, lave 1 colher de chá de arroz branco longo e coloque tudo, juntamente com 2 colheres de chá de Chá Verde, numa trituradora. Triture o preparado até obter uma pasta fina, colocando-a de seguida numa chaleira vazia e sobre a qual se verte 3 copos (850 ml) de água fervida. Deixe o chá repousar durante 2-3 minutos antes de beber. Esta receita secular foi um segredo muito bem guardado durante centenas de anos e é um chá óptimo para combater a gripe.


CHÁ DE LIMÃO E MEL – GARGANTA SECA/IRRITADA
Lave e corte metade de um limão antes de o esmagar e colocar numa chaleira vazia. Adicione 2 colheres de chá de Chá Preto e mel a gosto. Sobre este preparado, verta 3 copos (850 ml) de água fervida e deixe repousar durante 2-3 minutos. Este chá, para além de ser muito saboroso, é o ideal para aliviar gargantas secas e irritadas.


CHÁ DE RABANETE BRANCO – TOSSE
Corte cerca de 2,5 cm de rabanete branco, descasque e lave bem. Coloque-o, juntamente com 1 pitada de sal e 2 colheres de chá de Chá Oolong numa chaleira vazia. Verta 3 copos (850 ml) de água fervida sobre os ingredientes e deixe repousar durante 2-3 minutos. O rabanete branco tem um sabor muito intenso, por isso, utilize apenas um pequeno pedaço – será o suficiente para aliviar a tosse!
CHÁ DE VINAGRE DE ARROZ – DORES INTESTINAIS
Numa chaleira vazia, coloque 3 colheres de chá de Chá Verde e adicione 3 copos (850 ml) de água fervida sobre o mesmo. Adicione 3-4 colheres de chá de vinagre de arroz branco e deixe repousar durante 2-3 minutos. Deixe arrefecer ligeiramente antes de beber.


CHÁ DE TOMATE – ESTIMULAR O APETITE
Lave e corte ¼ de um tomate antes de o colocar, juntamente com 2 colheres de chá de Chá Verde e 3 copos (850 ml) de água num tacho. Deixe ferver e adicione 1 pitada de açúcar. Retire do lume, verta para uma chávena de chá e deixe arrefecer antes de saborear… e voltar a sentir apetite!





Chá de menta marroquino:
Ferva um pouco mais de água do que aquela necessária para fazer um bule de chá.
Uma vez fervida a água, deite um pouco no bule de chá, agitando-o cuidadosamente de forma a aquecer o bule com a água fervida. Deite a água fora.
Coloque, dentro do bule, 3 colheres de chá de chá verde solto, 10 raminhos de menta fresca e 3 colheres de sopa de açúcar. Também pode utilizar folhas de menta secas, cerca de 3 colheres de chá.
Encha o bule com a água fervida e permita um tempo de infusão de cerca de 3 minutos, mexendo as folhas uma ou duas vezes apenas.
Se for a primeira vez que prepara um chá de menta, prove: o chá pode precisar de mais tempo de infusão ou mais açúcar. Se estiver muito fraco ou muito forte, na próxima vez que preparar um chá de menta, diminua ou aumente a quantidade de chá verde e de folhas de menta utilizadas.
Com a ajuda de um passador (para recolher as folhas) sirva o chá de menta nos copos marroquinos. Pode guarnecer cada copo com algumas folhas ou um ramo de menta se desejar.
Enquanto serve o primeiro chá de menta, pode preparar a próxima infusão: adicione 1 colher de chá de folhas de chá verde, 1 colher de chá de folhas de menta e 2 colheres de sopa de açúcar ao bule e encha com água fervida. Deixe repousar durante 5 minutos, mexa, prove e sirva.
Se pretender servir o chá de menta morno, deixe arrefecer até à temperatura desejada. Se pretender servir o chá de menta frio, deixe arrefecer até se encontrar morno e adicione gelo.




CHÁ VERDE:
  • · 6 colheres (sopa) de ervas de chá verde
  • · maçã verde para decorar
  • · 3 colheres (sopa) de mel
  • · 1 maçã verde media


Coloque 1.200 ml de água numa panela e leve ao fogo por 9 minutos, ou até ferver. Retire do fogo, incorpore as ervas, tampe a panela e deixe em infusão por 5 minutos. Em seguida, coe o chá, usando uma peneira sobre um recipiente com tampa. Tampe e leve à geladeira por 2 horas. Passado esse tempo, lave a maçã, parta ao meio, elimine o pedúnculo e as sementes com o miolo. Pique e coloque no liquidificador. Acrescente o chá gelado e o mel e bata por 1 minuto. Distribua o chá nos copos e decore com maçã verde.







créditos:
Instituto Ahau
Dicas para emagrecer
Casa do Chá

12 de setembro de 2010

O ínicio || The Start

Da paixão por fotografia, obsessão por decoração e súbita vontade de cozinhar nasce o "Sabores do Lar".


******


From the passion for photography, obcession for decor and sudden will of cooking borns the "Flavours of Home".