15 de março de 2011

Canja de galinha

Nestas duas décadas de vida, apenas posso dizer que gosto de duas sopas (uma por década?): caldo verde e canja de galinha. Esta última é, sem dúvida, a minha ementa preferida para quando estou menos bem, e como tenho andado super mal disposta, esta noite fiz a minha primeira canja. Saiu tão bem que o marido repetiu todo feliz e eu pensei que poderia valer a pena partilhar.
Não há nada tão reconfortante quanto uma taça de sopa ou de salada. Ou melhor, há: canja na taça à luz das velas. As últimas noites têm sido passadas à luz das velas. É mais quentinho, calmo e retira tanto stress da cabeça e do corpo...!


Canja de galinha
Ingredientes:
  • Água
  • Carne de galinha (a gosto)
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • Sal
  • 1 caldo de galinha
  • Massa bagos
  • Azeite
  • 1 limão (opcional)
  • 1 pézinho de hortelã

Como fazer:
Retire as peles e ossos da carne. Coloque numa panela a água, sal, um fio de azeite, o caldo, a cebola descascada, o alho descascado e a carne. Coza por 30 minutos.
Junte a massa e deixe cozer por 10-20 minutos (depende se gosta mais da massa all dente ou bem cozida).
Sei que no Norte não é costume, mas eu não consigo comer canja sem a temperar com sumo de limão.
Se quiser pode colocar um pézinho de hortelã (eu não pus, porque não tinha).

1 comentário:

  1. Eu e a minha filha adoramos comer uma bela canja quentinha! Mesmo à portuga, ehehhehhe!!

    E também não ponho ortelã... não gosto.


    Olha se puderes envia-me um email, para ficar com o teu (se for possível, claro) não o consegui encontrar por aqui...
    Queria que me explicasses o step by step. Sou muito loira e não consigo colocar mais fotos no blog.

    Obrigada!
    Bjnh

    ResponderEliminar