14 de março de 2011

Pizza de carne


Desde que começámos a namorar que os meus sogros se têm esforçado imenso por me dar a conhecer este imenso e magnifico País. Um dos sítios que me mostraram foi Mira, um dos seus locais de férias. Mira é uma terra muito pequenina, mas querida. O que mais me fascina são as dunas e a ria. Como eu e a minha sogra somos de regiões à beira-mar, temos frequentemente saudades do mar, e portanto, vamos a Mira.
Eles já lá iam há alguns anos e então conhecem bem melhor os restaurantes. Levaram-me a uma pizzaria, mesmo à entrada, no meio de dunas, numa estrada quase deserta, para comer uma pizza de carne. Aquela pizza é qualquer coisa de fantástico. Super simples, mas por vezes o mais simples é mesmo o melhor, não?
Esta semana tínhamos na ementa uma pizza, mas eu queria deixar a de chouriço e presunto que sempre fazemos, como o homem não vai muito com a cara do atum, lembrei-me que podíamos experimentar uma pizza de carne. Experimentámos e o resultado foi bem melhor que o que esperávamos. Claro que não tem nada a ver com a pizzaria de Mira, mas eles já têm décadas de experiência.




Pizza de carne

Ingredientes:
  • cerca de 300gr de carne picada
  • cebola
  • tomate
  • louro
  • alho
  • azeite
  • malagueta (ou azeite de malagueta)
  • sal
  • pimenta
  • 1 c. chá de açúcar
  • 1 caldo de galinha
  • polpa de tomate
  • queijo ralado
  • azeitonas descaroçadas às rodelas
  • massa para pizza

Como fazer:
Fazer um refogado com a cebola, alho, louro e tomate. Temperar com sal, pimenta, malagueta (ou azeite de malagueta) e açúcar. Deixar cozinhar durante 10 minutos. Tirar o louro e triturar tudo.
Voltar a pôr o molho ao lume, juntamente com a carne. Adicionar o caldo e corrigir temperos. Cozinhar durante 20 minutos.
Entretanto, pré-aqueça o forno a 160º.
Coloque a massa da pizza numa forma untada com azeite, adicione uma camada fina de polpa de tomate e uma camada generosa de queijo ralado. Quando a carne estiver pronta coloque-a por cima do queijo, numa camada generosa, mas não exagerada. Adicione algumas rodelas de azeitona por cima.
Leve ao lume a 160º, entre 20-30 minutos.


Nota: esta pizza deve comer-se de faca e garfo (caso contrário a carne cairá toda)

Sem comentários:

Enviar um comentário